Por que é hora de adotar um cronograma de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG)?

Recentes eventos trouxeram uma significante mudança no mundo; na forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Embora isso tenha tido um significante impacto na indústria, aqueles que têm uma perspetiva de “copo pela metade” reconhecerão o impacto positivo que este bloqueio em grande escala está a ter / teve em nosso meio ambiente.
Estudos mostram que a poluição e as emissões de gases de efeito estufa diminuíram em continentes e países. Entretanto, devemos questionar: esta é apenas uma mudança passageira ou pode levar a benefícios mais duradouros para o ambiente?

O que esperar deste artigo?

Este artigo explora por que agora é o momento de adotar um cronograma ESG – os três fatores centrais para medir a sustentabilidade e o impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.
De acordo com uma pesquisa conduzida por Robert Eccles, um professor visitante de prática de gestão na Saïd Business School da Universidade de Oxford, ESG está na vanguarda da mente de todos; é a questão com a qual os maiores investidores do mundo preocupam-se agora, e é o maior ativo que as empresas de gestão e fundos de pensão do governo querem ver de suas empresas de portfólio.
Dito isto, este artigo visa desenvolver definições-chave de ESG e uma visão sobre o processo de Qualidade Sustentável na realização de uma auditoria ESG.

O QUE É ESG?

ESG (ASG, em Português) refere-se à consideração de fatores ambientais, sociais e de governança em conjunto com fatores financeiros em um processo de tomada de decisão de investimento.

O termo é frequentemente usado em conjunto com investimento sustentável, investimento socialmente responsável, investimento relacionado à missão ou triagem.

A evolução histórica do ESG e por que é tão importante hoje

A prática do ESG iniciou na década de 1960, quando os investidores começaram a assumir uma postura mais crítica em atividades comerciais como a produção de tabaco ou o envolvimento no regime de apartheid sul-africano.

Esta prática de “investimento socialmente responsável” significava que os investidores excluíam empresas que participassem de atividades semelhantes às destacadas acima.

A imagem é muito diferente do que vemos hoje e os “relatórios de sustentabilidade” como os vemos hoje começaram a tomar forma no final do século XX. É importante perceber, no entanto, que esta prática certamente não foi considerada particularmente “convencional” ou significativa. As empresas fariam, por exemplo, um esforço maior em desligar a água e as luzes, mas isso não estava particularmente integrado ao negócio.

Ao avançarmos aos tempos atuais…

Hoje, as pessoas começaram a perceber que estas questões ambientais, sociais e de governança são importantes para o desempenho financeiro, tanto na comunidade corporativa quanto na comunidade de investidores, com muitos investidores a procura de incorporar fatores ESG ao processo de investimento junto a análise financeira tradicional.

 

A evolução histórica do ESG e por que é tão importante hoje

Em Sustain Quality, nós combinamos dados e garantia baseada em princípios. Isto garante o fornecimento de um feedback que seja confiável e transparente, ao mudar a ênfase de um exercício de “marcação de caixa” para uma avaliação mais significativa. Aqui, o objetivo principal é fornecer uma visão geral completa, honesta e equilibrada.

Para fornecer um resumo simples, a Sustain Quality fornecerá os seguintes serviços às empresas:

Destacamos o último ponto, porque a pandemia de Coronavírus é classificada como uma megatendência e provavelmente teve um grande impacto em sua empresa.

Ferramentas para implementação de tarefas

Agora, você já deve compreender o que são as auditorias ESG, por que são importantes e o papel que a Qualidade Sustentável desempenha neste processo. Vamos agora explorar algumas das principais ferramentas utilizadas para realizar o serviço completo e abrangente.

Observação: esta é uma visão geral de alto nível. Para uma visão mais detalhada de cada processo, certifique-se de selecionar os links dentro de cada secção ou entre em contacto com um especialista para maiores informações.

Auditorias Ambientais

Uma auditoria ambiental é realizada por um de nossos auditores ambientais profissionalmente treinados. Inicialmente, avalia o desempenho ambiental da sua organização, destacando o que você está a fazer corretamente e fornece recomendações para áreas que podem ser aprimoradas.

O processo envolve workshops personalizados para sua equipa e uma visita de acompanhamento de meio dia um ano depois para entender se as mudanças implementadas que causaram impacto na organização. Para descobrir, leia mais aqui.

BREEAM In-use

BREEAM in-use pode ser utilizado para avaliar todos os tipos de edifícios não domésticos existentes em relação a nove categorias ambientais. Estes incluem:

Desse modo, o processo é dividido em três partes. Isto inclui desempenho de ativos, gestão de edifícios e apenas para escritórios, gestão de ocupantes.

O desempenho pode ser medido para um edifício inteiro ou parte do ativo, como um único espaço de locatário.

FITWELL

A certificação Fitwell é um valioso ativo de sustentabilidade que reconhece a saúde do seu edifício. O processo é dividido em doze categorias. Elas são:

Certificações Fitwell recebem 1, 2 ou 3 estrelas com base no número de pontos que ganham.

Uma estrela (90-104 pontos)

Duas estrelas (105-124 pontos)

Três estrelas (125-144 pontos)

Padrão de Boa construção

WELL mede os atributos dos edifícios que afetam a saúde dos ocupantes, observando sete fatores ou conceitos em nova construção. Estes incluem:

Muitos recursos WELL destinados a melhorar a saúde são apoiados por padrões governamentais existentes ou outras organizações de definição de padrões.

Alguns Recursos têm como objetivo mudar o comportamento através da educação e da política ou cultura corporativa, além de fornecer informações e apoio para realizar escolhas positivas de estilo de vida.

Acreditação e consultoria ISO

Quando se relaciona aos objetivos de satisfação do cliente, objetivos de produção ou objetivos ambientais, a certificação ISO é uma declaração para as partes interessadas e funcionários que sua empresa deseja operar conforme uma estrutura definida a fim de atingir tais objetivos.

Ao definir a si mesmo a tarefa de manter uma certificação externa, você está a provar o compromisso da empresa com estes objetivos, bem como está a aumentar a credibilidade e a confiança do cliente na marca / serviço ou produto.

 

GRESB

GRESB avalia e refere o desempenho ESG de ativos reais, fornecendo dados padronizados e validados para o mercado de capitais. 

As avaliações são orientadas pelo que os investidores e a indústria consideram questões materiais no desempenho da sustentabilidade de investimentos em ativos reais e estão alinhadas com as estruturas de relatórios internacionais.

Os participantes da avaliação GRESB recebem inteligência de negócios comparativa sobre sua posição em relação a seus pares, um roteiro com as ações que podem tomar para melhorar seu desempenho ESG e uma plataforma de comunicação para interagir com os investidores.

Os investidores utilizam os dados ESG e as ferramentas analíticas GRESB para monitorar seus investimentos, interagir com seus gestores e tomar decisões que levam a uma indústria de ativos reais mais sustentável.

 

RESET™ Air

“A poluição não conhece fronteiras” (Margaret Mead, 1980). Um dos 9 alicerces de um edifício saudável é a qualidade do ar.

Desse modo, defende-se que escolhamos suprimentos, móveis e materiais de construção com baixas emissões de produtos químicos para limitar as fontes de compostos orgânicos voláteis e semivoláteis.

RESET ™ Air é a chave para manter o controlo da engenharia e as estratégias de construção saudável no seu melhor. Ele fornece um padrão de certificação para monitoramento contínuo da qualidade do ar interno. 

A qualidade do ar interna muda constantemente e não é facilmente detetável pelos sentidos humanos. Portanto, o padrão de monitoramento contínuo RESET ™ Air permite uma análise de dados robusta e implantação de planos de ação que protegem a saúde dos ocupantes.

A qualidade do ar influencia a tomada de decisões. O impacto da concentração de CO2 na tomada de decisão humana foi considerado muito importante (Satish, U. et al. O CO2 é um poluente interno? Efeitos diretos da concentração de CO2 baixa a moderada no desempenho da tomada de decisões humanas, Dezembro de 2012).

RESET ™ Air fornece um retorno tangível do investimento para escritórios e proprietários. Para escritórios, RESET ™ Air não só permite espaços mais saudáveis, mas também espaços mais produtivos. Para proprietários de imóveis, o RESET ™ Air possibilita a comunicação de edifícios mais saudáveis e produtivos aos potenciais inquilinos. A certificação RESET ™ Air foi projetada para ser escalonável e acessível, ao mesmo tempo em que oferece resultados acionáveis.

RESET ™ Air repensa e simplifica a certificação do projeto IAQ, ao estabelecer padrões para documentar, comunicar e certificar a qualidade do ar interno utilizando monitoramento contínuo.

Existem simplesmente metas de qualidade do ar em parâmetros críticos que devem ser monitorados continuamente durante as horas de ocupação.

Atualmente, os parâmetros incluem: PM2.5, TVOC, CO2, CO, Temperatura e humidade.

CONCLUSÃO

O mundo enfrenta inúmeros desafios de sustentabilidade que não foram vistos anteriormente. Riscos de inundação e aumento do nível do mar, privacidade e segurança de dados e alterações demográficas e pressões regulatórias estão sempre presentes em nossa sociedade.

Com a pandemia de coronavírus apresentando novos fatores de risco para os investidores, agora é a hora das empresas considerarem um cronograma ESG. Uma maior preocupação com a certificação energética, acreditação e certificação ISO, auditoria ESG, e outros temas também foram apresentados

Sustain Quality está empenhada em apoiar empresas a aprimorar a sua sustentabilidade, o que, por sua vez, permitirá que sejam mais atraentes para os investidores.

Para obter mais informações sobre como Sustain Quality pode fornecer uma avaliação ESG abrangente, entre em contacto hoje mesmo.