Edifícios com neutralidade das emissões de carbono - O compromisso

World Green Building Council (WorldGBC) publicou novas descobertas ao comunicar que o número de organizações comprometidas com edifícios net zero duplicou em um ano.

Net Zero

Um edifício com energia net zero, ou como chama-se em português neutralidade carbónica, é aquele que depende de fontes de energia renováveis para produzir tanta energia quanto utiliza no período de um ano.

O WorldGBC – com uma rede global de conselhos de construção – juntos lideram a transformação de edifícios para tornar o ambiente de construção mais saudável e sustentável. Os conselhos em 70 países ao redor do mundo trabalham juntos para cumprir o acordo de Paris e as Objetivos Globais da ONU para o desenvolvimento sustentável.

A construção civil responde por 39% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia, 28% das quais são compostas por emissões operacionais (da energia usada para aquecer, resfriar e iluminar edifícios). Os 11% restantes são das emissões de carbono incorporadas encontradas nos materiais e processos de construção em todo o ciclo de vida de um edifício.

 

Dia mundial do ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, o worldGBC confirmou que possui 95 signatários – 61 dos quais são empresas que comprometeram-se a ter seus edifícios em estado de neutralidade carbónica dentro do prazo – esta mudança vai erradicar mais de 3,3 milhões de toneladas de emissões de carbono.

“Os edifícios são os maiores consumidores de energia do nosso planeta”, disse Cristina Gamboa, executiva-chefe do WorldGBC. “As medidas para reduzir o consumo e o desperdício de energia em edifícios oferecem a maneira mais rápida de desbloquear a economia de carbono, mas muitas vezes são esquecidas e não são prioritárias.

“À medida que superamos os impactos imediatos e de longo prazo da pandemia COVID-19, devemos nos concentrar na resiliência. A construção net zero pode beneficiar pessoas, economias e o planeta e deve fazer parte da ação ousada e decisiva necessária para enfrentar a emergência climática. ”

Num movimento para destacar a importância de diminuir o impacto das empresas de meio ambiente de construção no ambiente, o WorldGBC fez uma parceria com a BBC para lançar uma campanha multicanal. A série de filmes resultante mostrará maneiras pelas quais as empresas de ambiente construído estão a inovar em abordagens de design e construção.

 

A série deve ser lançada no outono de 2020

As empresas que comprometeram-se com as metas do WorldGBC Net Zero concordaram em cumprir o prazo até 2050. Este prazo coincide com a pesquisa do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Alterações   Climáticas) que descreve a necessidade de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.