Mudando o foco: Introdução do novo BREEAM In-Use Internacional- versão 6

BREEAM é o método líder mundial de avaliação de sustentabilidade para edifícios, infraestrutura e comunidades. Recentemente, anunciou o lançamento do BREEAM In-Use International Versão 6, uma atualização do método Breeam In-Use International original que inclui critérios novos e melhorados para o programa Comercial e um novo padrão adaptado para ativos residenciais.

Desde a sua criação em 2009, BREEAM in-use tem sido utilizado por milhares de ativos em mais de 30 países. Ele não apenas avalia e certifica o desempenho, mas demonstra o alto padrão de operações ambientais, sociais e de governança (ESG) de um edifício.

 

Alterações climáticas e impacto social

A versão 6 tem uma ênfase maior na adaptação às alterações climáticas e medidas de mitigação, bem como o valor social proporcionado por novos desenvolvimentos. Os impactos sociais também foram mais intimamente ligados à nova versão, para refletir os benefícios sociais e económicos de cumprir os objetivos verdes. 

Ao reconhecer que a resiliência é um aspeto fundamental na compreensão da sustentabilidade de um edifício, BREEAM adicionou uma nova categoria de Resiliência para Desempenho de Ativos e Desempenho de Gestão.

A versão 6 também reconhece o quanto a indústria da construção melhorou as taxas de reciclagem e reutilização de resíduos nos últimos anos. O que antes era considerado ‘lixo’ é agora um recurso potencial que pode ser explorado em vez de descartado, então BREEAM reuniu as categorias de Materiais e Resíduos numa única categoria de recursos para melhor atender a esses princípios de economia circular.

 

Reflexão sobre as Práticas atuais

A atualização também agiliza o processo BREEAM In-use para todos os tipos de edifícios em avaliação. Isso fornece o valor da avaliação com mais eficiência e também permite que o esquema responda melhor aos motivadores do mercado, por exemplo, alinhando-se com outros sistemas de certificação e relatórios.

BREEAM também revisou as categorias em uso, pois elas refletem as boas e melhores práticas atuais para edifícios existentes e, quando possível, para alinhar com as abordagens dos esquemas de novas construções BREEAM.

 

Níveis de desempenho e benchmarks

A versão 6 traz mudanças significativas nas categorias Saúde e Bem-estar, e Energia. Mais orientação foi adicionada à avaliação para que os conjuntos de perguntas sejam mais robustos e claros sobre como os critérios de avaliação devem ser aplicados. Diferentes níveis de desempenho também foram introduzidos para evitar uma abordagem de “tudo ou nada” para obter créditos, e os benchmarks de energia foram atualizados junto com os fatores de emissão de carbono associados.

Shamir Ghumra, diretor BREEAM, diz: “Uma das alterações mais significativas com esta atualização foi transformar o BREEAM não apenas em olhar para o desempenho ambiental passado, mas também em proteger o desempenho ambiental e financeiro dos ativos no futuro. Esta ligação entre o crescimento do valor do ativo e a proteção e o desempenho ambiental sempre existiram no BREEAM, mas nosso mundo em mudança tornou imperativo que fosse abordado de forma mais intencional. A situação atual à qual também estamos sujeitos ressalta que a sustentabilidade e o foco no desempenho ambiental, social e de governança são agora mais cruciais do que nunca.”

 

Quer saber mais? Preencha o formulário a seguir e um especialista entrará em contacto brevemente!

Sobre nós

Nós oferecemos soluções de sustentabilidade e conformidade para empreendimentos nos setores comercial e residencial. Ajudamos as organizações a maximizar o valor ambiental, social e de governança (ESG) dos seus edifícios com uma estratégia de sustentabilidade que pode ser mensurada e aprimorada ao longo do tempo.